16 de dezembro de 2011

TEMAS DE PINTURA



Seres humanos | Temas religiosos | Naturezas-Mortas | História, Mitologia e Expressão Social | Composição da Pintura | Paisagens e Marinhas

            Os artistas pintam as coisas que vêem ao seu redor: pessoas, animais, natureza e objetos inanimados. Também pintam cenas fantasiosas que só existem na imaginação. Um artista pode voltar-se ao passado e pintar um acontecimento histórico, um fato religioso ou um mito. Alguns artistas fazem pinturas que não têm nenhum tema evidente, pintam de maneira abstrata, exprimindo sentimentos e idéias que são importantes para eles.
            Desde os tempos pré-históricos, artistas têm pintado assuntos que eram muito importantes para suas sociedades. A religião tinha particular destaque na Europa durante a Idade Média, e a maioria das pinturas desta época tinham sentido religioso; um artista pré-histórico pintou um animal numa caverna, ele viveu em uma época em que os animais eram a principal fonte de alimento e vestuário para o homem.
            Todas as grandes pinturas, seja qual for seu tema, têm uma característica comum. Elas não reproduzem apenas por meio da tinta alguma coisa que existe, existiu ou pode ser imaginada; elas exprimem também a opinião pessoal do artista a respeito do seu tema.


Seres humanos

            Sempre foi um dos temas favoritos dos pintores. Os artistas mostram pessoas de maneiras diferentes em seus trabalhos: uma cena diária de uma família, revolta de classes inferiores, emoções violentas, revolucionárias, sentimentos de paz, coisas fantásticas e sonhos.

Temas religiosos

            Dominaram a pintura em algumas partes do mundo durante centenas de anos. Grande parte de toda a pintura criada na Ásia é religiosa. Pintores europeus do Renascimento, que se seguiu à Idade Média, faziam mais pinturas religiosas do que de outra natureza.
            As pinturas religiosas falam sobre deuses e pessoas sagradas e pregam lições de moral. Alguns artistas mostram suas figuras como seres poderosos e severos enquanto outros as mostram como figuras amorosas e sofredoras; de uma maneira ou de outra, a maior parte destas pinturas reflete o respeito do artista pela religião.

Naturezas-Mortas

            São pinturas de objetos. Os pintores de naturezas-mortas não procuram contar uma história ou expressar uma idéia; estão interessados nos próprios objetos - sua cor, superfície, espaço interior ou em torno deles. Na sua maioria mostram objetos inanimados e uma imobilidade, que é característica deste tema.

 História, Mitologia e Expressão Social

                  Os artistas muitas vezes encontram seus motivos no passado, fazem pinturas que lembram acontecimentos reais ou mitos de antigamente. Pintores têm empregado sua arte a fim de expressar crenças políticas e sociais e para protestar contra situações como guerra e pobreza. Movimentos de expressão social surgiram na pintura ao longo da história. 

Composição da Pintura

            A maneira como os pintores arranjam as cores, formas e linhas são chamadas de composição. Alguns artistas não apresentam temas identificáveis, enfatizam a composição; ela, porém é também muito importante em pinturas com tema que se pode identificar. Observadores podem apreciar a excelente composição mesmo que não compreenda a história.

Paisagens e Marinhas

            Muitos artistas buscam na natureza os seus motivos. Pintam cenas chamadas paisagens e marinhas, que tentam captar as variadas expressões da natureza. Uns mostram a quietude e a paz de uma cidade do interior enquanto outros podem mostrar a violência do mar ou também sua serenidade.


Fonte: