IDADE CONTEMPORÂNEA
10. FUTURISMO
O
primeiro manifesto foi publicado no Le Fígaro de Paris, em 22/02/1909, e nele,
o poeta italiano Marinetti, dizendo que "o esplendor do mundo
enriqueceu-se com uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um automóvel de
carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia". O segundo manifesto, de
1910, resultou do encontro do poeta com os pintores Carlo Carra, Russolo,
Severini, Boccioni e Giacomo Balla.
Os
futuristas saúdam a era moderna, aderindo entusiasticamente à máquina. Para
Balla, "é mais belo um ferro elétrico que uma escultura". Para os
futuristas, os objetos não se esgotam no contorno aparente e seus aspectos se
interpenetram continuamente a um só tempo, ou vários tempos num só espaço. O
grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação
patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.
O
futurismo é a concretização desta pesquisa no espaço bidimensional. Procura-se
neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita
pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado
em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por
ele no espaço.
Principais artistas:
GIACOMO BALLA, em sua obra o pintor italiano tentou endeusar os novos avanços científicos e técnicos por meio de representações totalmente desnaturalizadas, embora sem chegar a uma total abstração. Mesmo assim, mostrou grande preocupação com o dinamismo das formas, com a situação da luz e a integração do espectro cromático. A formação acadêmica de Balla restringiu-se a um curso noturno de desenho, de dois meses de duração, na Academia Albertina de Turim, sua cidade natal. Em 1895 o pintor mudou-se para Roma, onde apresentou regularmente suas primeiras obras em todas as exposições da Sociedade dos Amadores e Cultores das Belas-Artes. Cinco anos mais tarde, fez uma viagem a Paris, onde entrou em contato com a obra dos impressionistas e neo-impressionistas e participou de várias exposições. Na volta a Roma, conheceu Marinetti, Boccioni e Severini. Um ano mais tarde, juntava-se a eles para assinar o Manifesto Técnico da Pintura Futurista. Preocupado, como seus companheiros, em encontrar uma maneira de visualizar as teorias do movimento, apresentou em 1912 seu primeiro quadro futurista intitulado Cão na Coleira ou Cão
Atrelado. Dissolvido o movimento, Balla retornou às suas pinturas realistas e se voltou para a escultura e a cenografia. Embora
CARLO
CARRA (1881-1966), junto com Giorgio De Chirico, ele se separaria finalmente do
futurismo para se dedicar àquilo que eles próprios dariam o nome de Pintura
Metafísica. Enquanto ganhava seu sustento como pintor-decorador freqüentava as
aulas de pintura na Academia Brera, em Milão. Em 1900 fez sua primeira viagem a Paris,
contratado para a decoração da Exposição Mundial. De lá se mudou para Londres.
Ao voltar, retomou as aulas na Academia Brera
e conheceu Boccioni e o poeta
Marinetti. Um ano mais tarde assinou o
Primeiro Manifesto Futurista, redigido pelo poeta italiano e publicado no jornal Le Fígaro. Nessa época iniciou seus primeiros estudos e esboços de Ritmo dos Objetos e Trens, por definição suas obras mais futuristas.
Primeiro Manifesto Futurista, redigido pelo poeta italiano e publicado no jornal Le Fígaro. Nessa época iniciou seus primeiros estudos e esboços de Ritmo dos Objetos e Trens, por definição suas obras mais futuristas.
Numa
segunda viagem a Paris entrou em contato com Apollinaire, Modigliani e Picasso.
A partir desse momento começaram a aparecer as referências cubistas em suas
obras. Carrà não deixou de comparecer às exposições futuristas de Paris,
Londres e Berlim, mas já em 1915 separou-se definitivamente do grupo.
Juntou-se a Giorgio De Chirico e realizou sua primeira pintura metafísica. Em
suas últimas obras retornou ao cubismo. Publicou vários trabalhos, entre eles La Pittura Metafísica
(1919) e La Mia Vita
(1943), pintor italiano. Representante do futurismo e mais tarde da pintura
metafísica, influenciou a arte de seu país nas décadas de 1920 e 1930.
UMBERTO BOCCIONI (1882-1916), sua obra se manteve sob a influência do cubismo, mas incorporando os conceitos de dinamismo e simultaneidade: formas e espaços que se movem ao mesmo tempo e em direções contrárias. Nascido em Reggio di Calábria, Boccioni mudou-se ainda muito jovem para Roma, onde estudou em diferentes academias. Logo fez amizade com os pintores Balla e Severini. No início, mostrou-se interessado na pintura impressionista, principalmente na obra de Cézanne. Fez então algumas viagens a Paris, São Petersburgo e Milão. Ao voltar, entrou em contato com Carrà e Marinetti e um ano depois se encontrava entre os autores do Manifesto Futurista de Pintura, do qual foi um dos principais teóricos. Foi com a intenção de procurar as bases dessa nova estética que ele viajou a Paris, onde se encontrou com Picasso e Braque.
Ao retornar, publicou o Manifesto Técnico da Pintura Futurista, no qual foram registrados os princípios teóricos da arte futurista: condenação do passado, desprezo pela representação naturalista, indiferença em relação aos críticos de arte e rejeição dos conceitos de harmonia e bom gosto aplicados à pintura.
UMBERTO BOCCIONI (1882-1916), sua obra se manteve sob a influência do cubismo, mas incorporando os conceitos de dinamismo e simultaneidade: formas e espaços que se movem ao mesmo tempo e em direções contrárias. Nascido em Reggio di Calábria, Boccioni mudou-se ainda muito jovem para Roma, onde estudou em diferentes academias. Logo fez amizade com os pintores Balla e Severini. No início, mostrou-se interessado na pintura impressionista, principalmente na obra de Cézanne. Fez então algumas viagens a Paris, São Petersburgo e Milão. Ao voltar, entrou em contato com Carrà e Marinetti e um ano depois se encontrava entre os autores do Manifesto Futurista de Pintura, do qual foi um dos principais teóricos. Foi com a intenção de procurar as bases dessa nova estética que ele viajou a Paris, onde se encontrou com Picasso e Braque.
Ao retornar, publicou o Manifesto Técnico da Pintura Futurista, no qual foram registrados os princípios teóricos da arte futurista: condenação do passado, desprezo pela representação naturalista, indiferença em relação aos críticos de arte e rejeição dos conceitos de harmonia e bom gosto aplicados à pintura.
Em
1912, participou da primeira exposição futurista. Suas obras ainda deixavam
transparecer a preocupação do artista com os conceitos propostos pelo cubismo.
Os retratos deformados pelas superposições de planos ainda não conseguiam
expressar com clareza sua concepção teórica. Um ano mais tarde, com sua obra Dinamismo
de um Jogador de Futebol, Boccioni conseguiu finalmente fazer a representação
do movimento por meio de cores e planos desordenados, como num pseudofotograma.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o
pintor se alistou como voluntário e ao voltar publicou o livro Pittura, Scultura Futurista, Dinâmico Plástico (Pintura, Escultura Futurista, Dinamismo Plástico). Morreu dois anos depois, em 1916, na cidade de Verona.
pintor se alistou como voluntário e ao voltar publicou o livro Pittura, Scultura Futurista, Dinâmico Plástico (Pintura, Escultura Futurista, Dinamismo Plástico). Morreu dois anos depois, em 1916, na cidade de Verona.
Fragmento
"Fundação e manifesto do futurismo", 1908, publicado em 1909.
"Então, com o vulto coberto
pela boa lama das fábricas - empaste de escórias metálicas, de suores inúteis,
de fuliges celestes -, contundidos e enfaixados os braços, mas impávidos,
ditamos nossas primeiras vontades a todos os homens vivos da terra:
1. Queremos cantar o amor do perigo,
o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia.
3. Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, a velocidade, o salto mortal, a bofetada e o murro.
4. Afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um carro de corrida adornado de grossos tubos semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Samotrácia.
5. Queremos celebrar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada a toda velocidade no circuito de sua própria órbita.
2. A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia.
3. Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, a velocidade, o salto mortal, a bofetada e o murro.
4. Afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um carro de corrida adornado de grossos tubos semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Samotrácia.
5. Queremos celebrar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada a toda velocidade no circuito de sua própria órbita.
6. O poeta deve prodigalizar-se
com ardor, fausto e munificência, a fim de aumentar o entusiástico fervor dos
elementos primordiais.
7. Já não há beleza senão na
luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima.
A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças ignotas
para obrigá-las a prostrar-se ante o homem.
8. Estamos no promontório extremo
dos séculos!... Por que haveremos de olhar para trás, se queremos arrombar as
misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Vivemos já
o absoluto, pois criamos a eterna velocidade onipresente.
9. Queremos glorificar a guerra -
única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos
anarquistas, as belas idéias pelas quais se morre e o desprezo da mulher.
10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de todo tipo, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.
10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de todo tipo, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.
11. Cantaremos as grandes
multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos a
maré multicor e polifônica das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o
vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas
luas elétricas: as estações insaciáveis, devoradoras de serpentes fumegantes:
as fábricas suspensas das nuvens pelos contorcidos fios de suas fumaças; as
pontes semelhantes a ginastas gigantes que transpõem as fumaças, cintilantes ao
sol com um fulgor de facas; os navios a vapor aventurosos que farejam o
horizonte, as locomotivas de amplo peito que se empertigam sobre os trilhos
como enormes cavalos de aço refreados por tubos e o vôo deslizante dos
aeroplanos, cujas hélices se agitam ao vento como bandeiras e parecem aplaudir
como uma multidão entusiasta.
É da Itália que lançamos ao mundo este manifesto de violência arrebatadora e incendiária com o qual fundamos o nosso Futurismo, porque queremos libertar este país de sua fétida gangrena de professores, arqueólogos, cicerones e antiquários.
Há
muito tempo a Itália vem sendo um mercado de belchiores. Queremos libertá-la
dos incontáveis museus que a cobrem de cemitérios inumeráveis.
Museus:
cemitérios!... Idênticos, realmente, pela sinistra promiscuidade de tantos
corpos que não se conhecem. Museus: dormitórios públicos onde se repousa sempre
ao lado de seres odiados ou desconhecidos! Museus: absurdos dos matadouros dos
pintores e escultores que se trucidam ferozmente a golpes de cores e linhas ao
longo de suas paredes!
Que
os visitemos em peregrinação uma vez por ano, como se visita o cemitério no dos
mortos, tudo bem. Que uma vez por ano se desponta uma coroa de flores diante da
Gioconda vá lá. Mas não admitimos passear diariamente pelos museus nossas
tristezas, nossa frágil coragem, nossa mórbida inquietude. Por que devemos nos
envenenar? Por que devemos apodrecer?
E
que se pode ver num velho quadro senão a fatigante contorção do artista que se
empenhou em infringir as insuperáveis barreiras erguidas contra o desejo de
exprimir inteiramente o seu sonho?... Admirar um quadro antigo equivalente a
verter a nossa sensibilidade numa urna funerária, em vez de projetá-la para
longe, em violentos arremessos de criação e de ação.
Quereis,
pois, desperdiçar todas as vossas melhores forças nessa eterna e inútil
admiração do passado, da qual saís fatalmente exaustos, diminuídos e
espezinhados?
Em
verdade eu vos digo que a freqüentação cotidiana dos museus, das bibliotecas e
das academias (cemitérios de esforços vãos, calvários de sonhos crucificados,
registros de lances truncados!...) é, para os artistas, tão ruinosa quanto a
tutela prolongada dos pais para certos jovens embriagados por seu os
prisioneiros, vá lá: o admirável passado é talvez um bálsamo para tantos os
seus males, já que para eles o futuro está barrado... Mas nós não queremos
saber dele, do passado, nós, jovens e fortes futuristas!
Bem-vindos,
pois, os alegres incendiários com seus dedos carbonizados! Ei-los!... Aqui!...
Ponham fogo nas estantes das bibliotecas!... Desviem o curso dos canais para
inundar os museus!... Oh, a alegria de ver flutuar à deriva, rasgadas e
descoradas sobre as águas, as velhas telas gloriosas!... Empunhem as picaretas,
os machados, os martelos e destruam sem piedade as cidades veneradas!
Os
mais velhos dentre nós têm 30 anos: resta-nos assim, pelo menos um decênio mais
jovens e válidos que nós jogarão no cesto de papéis, como manuscritos inúteis.
- Pois é isso que queremos!
Nossos
sucessores virão de longe contra nós, de toda parte, dançando à cadência alada
dos seus primeiros cantos, estendendo os dedos aduncos de predadores e
farejando caninamente, às portas das academias, o bom cheiro das nossas mentes
em putrefação, já prometidas às catacumbas das bibliotecas.
Mas
nós não estaremos lá... Por fim eles nos encontrarão - uma noite de inverno -
em campo aberto, sob um triste galpão tamborilado por monótona chuva, e nos
verão agachados junto aos nossos aeroplanos trepidantes, aquecendo as mãos ao
fogo mesquinho proporcionado pelos nossos livros de hoje flamejando sob o vôo
das nossas imagens.
Eles
se amotinarão à nossa volta, ofegantes de angústia e despeito, e todos,
exasperados pela nossa soberba, inestancável audácia, se precipitarão para
matar-nos, impelidos por um ódio tanto mais implacável quanto seus corações
estiverem ébrios de amor e admiração por nós.
A
forte e sã Injustiça explodirá radiosa em seus olhos - A arte, de fato, não
pode ser senão violência, crueldade e injustiça.
Os
mais velhos dentre nós têm 30 anos: no entanto, temos já esbanjado tesouros,
mil tesouros de força, de amor, de audácia, de astúcia e de vontade rude,
precipitadamente, delirantemente, sem calcular, sem jamais hesitar, sem jamais
repousar, até perder o fôlego... Olhai para nós! Ainda não estamos exaustos!
Nossos corações não sentem nenhuma fadiga, porque estão nutridos de fogo, de
ódio e de velocidade!... Estais admirados? É lógico, pois não vos recordais
sequer de ter vivido! Eretos sobre o pináculo do mundo, mais uma vez lançamos o
nosso desafio às estrelas!
Vós
nos opondes objeções?... Basta! Basta! Já as conhecemos... Já entendemos!...
Nossa bela e mendaz inteligência nos afirma que somos o resultado e o
prolongamento dos nossos ancestrais. - Talvez!... Seja!... Mas que importa? Não
queremos entender!... Ai de quem nos repetir essas palavras infames!...
Cabeça
erguida!...
“Eretos
sobre o pináculo do mundo, mais uma vez lançamos o nosso desafio às estrelas.”
(Teorias da Arte Moderna, H.B.Chipp, Martins
Fontes, 1993)
11. PINTURA METAFÍSICA
A
pintura deve criar um impressão de mistério, através de associações pouco
comuns de objetos totalmente imprevistos, em arcadas e arquiteturas puras,
idealizadas, muitas vezes com a inclusão de estátuas, manequins, frutas,
legumes, numa transfiguração toda especial, em curiosas perspectivas
divergentes. A pintura metafísica explora os efeitos de luzes misteriosas,
sombras sedutoras e cores ricas e profundas, de plástica despojada e
escultural. Tem inspiração na Metafísica, ciência que estuda tudo quanto se
manifesta de maneira sobrenatural.
Principais Artistas:
Principais Artistas:
GIORGIO DE CHIRICO (1888-1978), pintor italiano, nascido na Grécia, principal
representante da "pintura metafísica", Giorgio De Chirico constitui um caso singular: poucas vezes um artista alcançou tão rapidamente a fama para em seguida renegar o estilo que o celebrizara e cair em um esquecimento quase absoluto.
As
suas obras retratam cenários arquitetônicos, solitários, irreais e
enigmáticos,
onde colocava objetos heterogêneos para revelar um mundo onírico e subconsciente, perpassado de inquietações metafísicas. Também usada nas suas obras manequins, nus ou vestidos à moda clássica, enigmáticos e sem rosto, que pareciam simbolizar a estranheza do ser humano diante do seu meio ambiente.
onde colocava objetos heterogêneos para revelar um mundo onírico e subconsciente, perpassado de inquietações metafísicas. Também usada nas suas obras manequins, nus ou vestidos à moda clássica, enigmáticos e sem rosto, que pareciam simbolizar a estranheza do ser humano diante do seu meio ambiente.
GIORGIO
MORANDI (1890-1964), pintor italiano. Notável por suas naturezas-mortas, em que
buscava a unidade das coisas do universo. Conferiu imobilidade e transparência
de formas, recorte intimista e atmosfera de luz cinza-clara às naturezas-mortas
que pintou usando como modelos frascos, garrafas, caixas e lâmpadas velhas.
12. DADAÍSMO
Formado
em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemães que, se tivessem permanecido
em seus respectivos países, teriam sido convocados para o serviço militar, o
Dada foi um movimento de negação. Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas
de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento
dos seus próprios países na guerra.
Fundaram
um movimento literário para expressar suas decepções em relação a incapacidade
da ciências, religião, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a
destruição da Europa. A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo
Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. Dada é uma palavra
francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau".
Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdera todo
o sentido diante da irracionalidade da guerra.
Sua
proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o
resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por
acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a
incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto
contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Ready-Made
significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês
Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular,
tratado como objeto de arte por opção do artista.
O
fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.
Principais artistas:
Marcel
Duchamp (1887-1968), pintor e escultor francês, sua arte abriu caminho para
movimentos como a pop art e a op art das décadas de 1950 e 1960. Reinterpretou
o cubismo a sua maneira, interessando-se pelo movimento das formas.
O
experimentalismo e a provocação o conduziram a idéias radicais em arte, antes
do surgimento do grupo Dada (Zurique, 1916). Criou os ready-mades, objetos
escolhidos ao acaso, e que, após leve intervenção e receberem um título,
adquiriam a condição de objeto de arte.
Em 1917 foi rejeitado ao enviar a uma mostra um urinol de louça que chamou de "Fonte". Depois fez interferências (pintou bigodes na Mona Lisa, para demonstrar seu desprezo pela arte tradicional), inventou mecanismos ópticos.
Em 1917 foi rejeitado ao enviar a uma mostra um urinol de louça que chamou de "Fonte". Depois fez interferências (pintou bigodes na Mona Lisa, para demonstrar seu desprezo pela arte tradicional), inventou mecanismos ópticos.
François
Picabia (1879-1953), pintor e escritor francês. Envolveu-se sucessivamente com
os principais movimentos estéticos do início do século XX, como cubismo,
surrealismo e dadaísmo. Colaborou com Tristan Tzara na revista Dada.
Suas
primeiras pinturas cubistas, eram mais próximas de Léger do que de Picasso, são
exuberantes nas cores e sugerem formas metálicas que se encaixam umas nas
outras. Formas e cores tornaram-se a seguir mais discretas, até que por volta
de 1916 o artista se concentrou nos engenhos mecânicos do dadaísmo, de índole
satírica. Depois de 1927, abandonou a abstração pura que praticara por anos e
criou pinturas baseadas na figura humana, com a superposição de formas lineares
e transparentes.
Max
Ernest (1891-1976), pintor alemão, adepto do irracional e do onírico e do
inconsciente, esteve envolvido em outros movimentos artísticos, criando
técnicas em pintura e escultura. No Dadaísmo contribuiu com colagens e
fotomontagens, composições que sugerem a múltipla identidade dos objetos por
ele escolhidos para tema. Inventou técnicas como a decalcomania e o frottage,
que consiste em aplicar uma folha de papel sobre uma superfície rugosa, como a
madeira de veios salientes, e esfregar um lápis de cor ou grafita, de modo que
o papel adquira o aspecto da superfície posta debaixo dele. Como o artista não
tinha controle sobre o quadro que estava criando, o frottage também era
considerado um método que dava acesso ao inconsciente.
Man
Ray (1890-1976, americano, nome real Emmanuel Radnitzky) – A pintura, seu
primeiro quadro (1913) é cubista, assim como o cinema, quatro curtas-metragens
produzidos na década de 40, sempre andaram a reboque da grande paixão que Man
Ray tinha pela fotografia. Era um experimentalista por excelência. Trancava-se
horas a fio no laboratório fotográfico para pesquisar, reconstruir e testar
métodos em busca de aperfeiçoamento. Mesmo sem deixar a sua paixão de lado,
funda, em 1915, a primeira revista dadaísta dos Estados Unidos, The Ridgefield
Gazook, e, em 1921, participa da primeira Exposição Surrealista de Fotos, em Paris. E , tentando
enquadrar a fotografia na categoria de arte, escreve, em 1937, o livro
Fotografia não é Arte?
Fazia,
assim, uma provocação tipicamente dadaísta à sociedade da época. Man Ray
trabalhou, a exemplo da arte pictórica do século IX, em três gêneros: natureza
morta, paisagem e retrato. Lidando com os princípios básicos da fotografia, ele
inova, busca relevo, a terceira dimensão e, para alcançar isso, começa a usar a
radiografia, uma técnica em que objetos são colocados sobre o papel fotográfico
em um quarto escuro e expostos à luz sem utilização da câmera.
Man Ray foi, na verdade, o grande
defensor da fotografia como arte, uma espécie de artesão conceitual, sempre
brincando com uma consciência por trás das coisas em busca da metáfora e não
simplesmente jogando elementos. Com ligações que passam pelo Cubismo, Dadaísmo
e Surrealismo, é o artífice da foto criativa, elaborada, construída ou
improvisada, tentando sempre uma aproximação entre fotografia e pintura e é o
pioneiro da desconstrução da fotografia com a transformação de fotos
tradicionais em criações de laboratório, usando muitas vezes distorções de
corpos e formas.
Mas,
artísticas ou não, o fato é que as suas fotos mais ousadas não foram
bem-aceitas pelo público e, em 1940, foi para Hollywood trabalhar como
fotógrafo das estrelas de cinema como Ava Gardner, Marylin Monroe e Catherine
Deneuve. O tão esperado reconhecimento internacional por seus experimentos só
veio em 1961 com a Medalha de Ouro na Bienal de Fotografia de Veneza. E, nos
anos 70, quando surge o Pós-Modernismo, Andy Warhol começa a fundir ainda mais
os elementos pesquisados por Man Ray e a fotografia passa a ganhar, a partir
daí, o status de obra de arte.
13. ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO
A
arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro,
entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos
podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende
essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que
ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
Abstracionismo Geométrico ou Formal, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
Abstracionismo Geométrico ou Formal, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
Neoplasticismo,
seu criador e principal teórico foi Piet Mondrian. Onde as cores e as formas
são organizadas de maneira que a composição resulte apenas na expressão de uma
concepção geométrica. Resulta às linhas verticais e horizontais e às cores
puras (vermelho, azul e amarelo). O ângulo reto é o símbolo do movimento, sendo
rigorosamente aplicado à arquitetura.
PIET MONDRIAN (1872-1944), pintor holandês. Depois de haver participado da arte cubista, continua simplificando suas formas até conseguir um resultado, baseado nas proporções matemáticas ideais, entre as relações formais de um espaço estudado.
O artista utiliza, como elemento de base, uma superfície plana, retangular e as três cores primárias com um pouco de preto e branco. Essas superfícies coloridas são distribuídas e justapostas buscando uma arte pura.
PIET MONDRIAN (1872-1944), pintor holandês. Depois de haver participado da arte cubista, continua simplificando suas formas até conseguir um resultado, baseado nas proporções matemáticas ideais, entre as relações formais de um espaço estudado.
O artista utiliza, como elemento de base, uma superfície plana, retangular e as três cores primárias com um pouco de preto e branco. Essas superfícies coloridas são distribuídas e justapostas buscando uma arte pura.
Segundo
Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui
uma essência que está por traz de sua aparência. E as coisas, em sua essência,
estão em harmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa
essência oculta e essa harmonia universal.
Ele procura, pesquisa e consegue
um equilíbrio perfeito da composição, despojado de todo excesso da cor, da
linha ou da forma.
Em
1940, Mondrian foi para Nova York, onde realizou a última fase de sua obra:
desapareceram as barras negras e o quadro ficou dividido em múltiplos
retângulos de cores vivas. É a série dos quadros boogie-woogie.
Suprematismo, é uma pintura com base
nas formas geométricas planas, sem qualquer preocupação de representação. Os
elementos principais são: retângulo, círculo, triângulo e a cruz. O manifesto
do Suprematismo, assinado por Malevitch e Maiakovski, poeta russo, foi um
dos principais integrantes do movimento futurista em seu país, defendia a
supremacia da sensibilidade sobre o próprio objeto.
Mais
racional que as obras abstratas de Kandisky e Paul Klee, reduz as formas, à
pureza geométrica do quadrado.
Suas
características são rígidas e se baseiam nas relações formais e perceptivas
entre a forma e a cor. Pesquisa os efeitos perceptivos do quadrado negro sobre
o campo branco, nas variações ambíguas de fundo e forma.
KAZIMIR
MALEVITCH (1878-1935), pintor russo. Fundador da corrente suprematista, que
levou o abstracionismo geométrico à simplicidade extrema. Foi o primeiro
artista a usar elementos geométricos abstratos. Procurou sempre elaborar
composições puras e cerebrais, destituídas de toda sensualidade. O "Quadro
negro sobre fundo branco" constituiu uma ruptura radical com a arte da
época. Pintado entre 1913 e 1915, compõe-se apenas de dois quadrados, um dentro
do outro, com os lados paralelos aos da tela. A problemática dessa composição
seria novamente abordada no "Quadro branco sobre fundo branco" (1918),
hoje no Museu de Arte Moderna de Nova York. Dizia que as aparências exteriores
da natureza não tinham para ele nenhum interesse, o essencial era a
sensibilidade, livre das impurezas que envolviam a representação do objeto,
mais do que isso, que envolviam a própria percepção do objeto. Os elementos de
estética suprematista eram o retângulo, o círculo, o quadrado e a cruz, os
quais na pintura de Malevitch, denominada pelo espiritual, adquirem um
significado próximo do sagrado.
14. ABSTRACIONISMO SENSÍVEL
A
arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro,
entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos
podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende
essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que
ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
Abstracionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. Na Alemanha surge o movimento denominado "Der blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul) cujos fundadores são os Kandinsky, Franz Marc entre outros.
Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais e formais na pintura, através das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um expressionismo abstrato, sensível e emotivo.
Com a forma, a cor e alinha, o artista é livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacioná-los a lembrança do mundo exterior. Estes elementos da composição devem Ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.
Abstracionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. Na Alemanha surge o movimento denominado "Der blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul) cujos fundadores são os Kandinsky, Franz Marc entre outros.
Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais e formais na pintura, através das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um expressionismo abstrato, sensível e emotivo.
Com a forma, a cor e alinha, o artista é livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacioná-los a lembrança do mundo exterior. Estes elementos da composição devem Ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.
Principais Artistas:
FRANZ MARC (1880-1916), pintor alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, o pintor alemão Marc escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinsky, sob a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na abstração. A admiração pelos futuristas italianos imprimiram nova dinâmica à obra de Marc, que passou a empregar formas e massas de cores brilhantes próprias da pintura cubista.
Os nazistas destruíram várias de suas obras. As que restaram estão conservadas no Museu de Belas-Artes de Liège, no Kunstmuseum, em Basiléia, na Städtische Galarie im Lembachhaus, em Munique, no Walker Art Center, em Minneapolis, e no Guggenheim Museum,
WASSILY
KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, antes do abstracionismo participou de
vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta
fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual
na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos
interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até
a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua
arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas
expostas na mostra de "Arte Degenerada".
Tachismo (de tache = mancha). Formado
por manchas coloridas colocadas lado a lado em um certo parâmetro ou limite, no
mínimo o braço do artista. Também existe um tipo de abstrato informal formado
por manchas, porém, elas não possuem parâmetro definido pelo braço do artista
como no Tachismo. São manchas criadas impulsivamente com toda a liberdade ou
efusão emocional do artista.
Grafismo
é todo abstracionismo formado por uma grafia não cognificada.
Orfismo
tem ligação com a música. Principal artista: Sonia Delaunay.
Raionismo
formado por raios, estanques, deslizes e riscos com luminosidade. Principal
artista: Larionov/Gontcharova
Action Painting ou pintura de ação gestual,
criada por Jackson Pollock nos anos de 1947 a 1950 faz parte da Arte Abstrata
Americana. Em 1937, fundou-se nos Estados Unidos, a Sociedade dos Artistas Abstratos.
O abstracionismo cresce e se desenvolve nas Américas, chegando à criação de um
estilo original.
Características da Pintura:
· Compreensão da pintura como
meio de emoções intensas.
· Execução cheia de violenta
agressividade, espontaneidade e automatismo.
· Destruição dos meios
tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc.
· Técnica: pintura direta na
parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta
espessa de areia, vidro moído.
Principais Artistas:
JACKSON POLLOCK (1912-1956), pintor americano, introduziu nova modalidade na técnica, gotejando (dripping) as tintas que escorrem de recipientes furados intencionalmente, numa execução veloz, com gestos bruscos e impetuosos, borrifando, manchando, pintando a superfície escolhida com resultados extraordinários e fantásticos, algumas vezes realizada diante do público. Desenvolveu pesquisas sobre pintura aromática. Nos últimos trabalhos nessa linha, o artista usou materiais como pregos, conchas e pedaços de tela, misturavam-se às camadas de tinta para dar relevo à textura. Usou freqüentemente tintas industriais, muitas delas usadas na pintura de automóveis.
WILLEM
DE KOONING (1904-1997), nos anos 20 e 30, antes de atacar suas telas, o jovem
De Kooning, que abandonou a Holanda aos 22 anos a bordo de um cargueiro,
começou a vida como carpinteiro e pintor de paredes. De cultura européia, De
Kooning herdaria o apreço ela arte figurativa, tornando-se um admirador da obra
de seu conterrâneo Rembrandt e do francês Cézanne. Ao contrário de seus
colegas de vanguarda, que aboliram a representação figurativa de seus quadros.
De Konning fez das figuras femininas - a marca da diferença em seu trabalho.
"Minha obra vive de incluir as coisas, não de excluí-las", costumava
afirmar. Ao final dos anos 40, junto com Jackson Pollock, Arshile Gorky e Mark
Rothko, revolucionaria a pintura americana, fundando a vanguarda expressionista
abstrata. Com seus borrões e respingos de tinta atirados contra ela a tela,
Pollock, o maior de todos, secundado por De Koonning e companhia, deslocou de
Paris para Nova York a capital mundial das artes. Diversamente dos
expressionistas europeus, que no começo do século converteram sua arte numa
forma de panfletagem político-social, a vanguarda expressionista ianque tratou
de banir a política de seus quadros, preferindo exprimir as misérias da
condição humana nos limites da existência individual. Morreu vítima do mal de
Alzheimer em sua casa-ateliê em
Long Island , perto de Nova York.
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