IDADE CONTEMPORÂNEA
01. NEOCLASSICISMO
Nas
duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma
nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se
do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e
fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a
Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
Principais características:
* retorno ao passado, pela
imitação dos modelos antigos greco-latinos;
* academicismo nos temas e nas
técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou
academias de belas-artes;
* arte entendida como imitação da
natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
ARQUITETURA
Tanto
nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o
modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano.
Exemplos dessa arquitetura é a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no
Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.
PINTURA
A
pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega
e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do
equilíbrio da composição.
Características da pintura:
* Formalismo na composição,
refletindo racionalismo dominante.
* Exatidão nos contornos
* Harmonia do colorido
Os maiores
representantes da pintura neoclássica são sem dúvida:
Jacques-Louis
David - foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o
pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou
fatos históricos ligados à vida do imperador. Suas obras geralmente expressam
um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoções.
Obra destacada: Bonaparte
atravessando os Alpes e Morte de Marat
Jean-Auguste-Dominique
Ingres (1780-1867), o pintor foi uma espécie de cronista visual da sociedade de
seu tempo. Ingres acreditava que a tarefa primordial da arte era produzir
quadros históricos. Ardoroso defensor da pureza das formas, ele afirmava, por
exemplo, que desenhar uma linha perfeita era muito mais importante do que
colorir. “A pincelada deve ser tão fina como a casca de uma cebola",
repetia a seus alunos. Sua obra abrange, além de composições mitológicas e
literárias, nus, retratos e paisagens, mas a crítica moderna vê nos retratos e
nus o seu trabalho mais admirável. Ingres soube registrar a fisionomia da
classe burguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua
confiança na individualidade. Amante declarado da tradição. Ingres passou a
vida brigando contra a vanguarda artística francesa representada pelo pintor
romântico Eugène Delacroix, contudo foi Ingres, e não o retórico e inflamado
Delacroix, o mais revolucionário dos dois. A modernidade de Ingres está
justamente na visão distanciada que tinha de seus retratados, na recusa a
produzir qualquer julgamento moral a respeito deles, numa época em que se
consumava o processo de aliança entre a nobreza e a burguesia. O detalhismo
também é uma das suas marcas registradas. Seus retratos são invariavelmente
enriquecidos com mantos aveludados, rendas, flores e jóias.
Para seu conhecimento
Forte
influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades
italianas de Pompéia e Herculano que, no ano de 79 a.C., foram cobertas pelas
lavas do vulcão Vesúvio. Diante daquelas construções, num erro de
interpretação, os historiadores de arte acreditavam que os edifícios gregos
eram recobertos com mármore branco, ocasionando a construção de tantos
edifícios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos.
02. ART NOUVEAU
Art Nouveau
ou Modernismo significa literalmente "arte nova". Denota um estilo
complexo e inovador que aconteceu na arte durante as duas últimas décadas do
século XIX e início do século XX, primeiramente no continente europeu e em
seguida se difundindo para outros lugares. Ela veio para criar um estilo
completamente novo em oposição aos estilos do passado.
A
"arte nova" se manifestou em diversas formas artísticas, na
arquitetura, decoração de interiores, mobiliários, arte em vidro, pintura
têxtil, ilustrações, cerâmicas etc. Sua característica marcante é a utilização
das linhas curvas e ondulantes.
O movimento
de art nouveau objetivou a recuperação da qualidade das criações das obras, uma
vez que a produção em série trouxe sérios comprometimentos para as peças de
arte.
A Art
Nouveau teve um papel fundamental no desenvolvimento da história da arte,
sobretudo no campo da arquitetura, revolucionando o convencional e travando uma
forte relação da arte com a indústria.
Os
seguidores desse estilo prepararam o caminho para o fantástico desenvolvimento
da arte e arquitetura contemporâneas.
03. ART
DECÓ
Art
Decó tem como características marcantes os desenhos simples, definidos por
linhas sempre muito precisas e ornamentações geométricas, ou em formas
estilizadas de padrões naturais. Marcou pelo misto de originalidade e
sofisticação. É um estilo que iniciou por volta de 1918, se generalizando pela
Europa e Estados Unidos e alcançando pleno desenvolvimento dez anos mais tarde.
A
expressão francesa "art decó" deriva da Exposição Internacional de
Artes Decorativas e Industriais Modernas, que se realizou em Paris no ano de
1925.
Esse
estilo, embora basicamente decorativo, repercutiu nas chamadas artes maiores,
escultura, pintura e arquitetura também, destacando-se os artistas plásticos
Amedeo Modigliani, Vitor Brecheret, Di Cavalcanti, Ismael Nery e muitos outros.
Na
arquitetura, destacam-se os arranha-céus americanos, como o Empire State
Building , em Nova
Iorque. O Art Decó aproveitou idéias decorativas da cultura
indígena e do primitivismo clássico utilizando resinas, cimento armado e
materiais naturais como marfim, jade, prata e cristais de rocha. Foi uma
tendência que surgiu logo após o Art Nouveau.
04. ROMANTISMO
O
século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais
causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução
Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas
técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e
o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava
por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem
respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e
do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.
Os artistas românticos procuraram
se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da
personalidade do artista.
Características gerais:
* a valorização dos sentimentos e da
imaginação;
* o nacionalismo;
* a valorização da natureza como princípios da
criação artística; e
* os sentimentos do presente tais como:
Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
ARQUITETURA E ESCULTURA
A
escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, grosso modo, a
permanência do estilo anterior, o neoclássico. Vez por outra se retomou o
estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.
Obra Destacada: Edifício do
Parlamento Inglês
PINTURA
Características da pintura:
* Aproximação das formas barrocas;
* Composição em diagonal sugerindo
instabilidade e dinamismo ao observador;
* Valorização das cores e do claro-escuro; e
* Dramaticidade
Temas da pintura:
* Fatos reais da história nacional e
contemporânea da vida dos artistas;
* Natureza revelando um dinamismo equivalente
as emoções humanas; e
* Mitologia Grega
Principais
artistas:
Goya
- Nasceu no pequeno povoado de Fuendetodos, Espanha, em 1746. Morreu em
Bordeaux, em 1828. Goya e sua mitologia povoada por sonhos e pesadelos, seres
deformados, tons opressivos. Senhor absoluto da caricatura do seu tempo.
Trabalhou temas diversos: retratos de personalidades da corte espanhola e de
pessoas do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de monstros,
cenas históricas e as lutas pela liberdade.
Obra destacada: Os Fuzilamentos
de 3 de maio de 1808.
Turner
- representou grandes movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que
a natureza reflete, procurou descrever uma certa atmosfera da paisagem. Uma das
primeiras vezes que a arte registra a presença da máquina (locomotiva).
Obras destacadas: Chuva, Vapor e
Velocidade e O Grande Canal, Veneza.
Eugène
Delacroix (1798-1863), suas obras apresentam forte comprometimento político e o
valor da pintura é assegurada pelo uso das cores, das luzes e das sombras,
dando-nos a sensação de grande movimentação. Representava assuntos abstratos
personificando-os (alegorias). Culto, dono de uma língua ferina, rico e
namorador. Amigo do compositor Frèderic Chopin, inimigo do romancista Honoré de
Balzac, admirado pelo poeta Charles Baudelaire e indiferente às demais
celebridades de seu tempo, Delacroix tinha noção da própria grandeza. "A
principal qualidade de um quadro é ser uma festa para os olhos", escreveu
na derradeira nota de seus famosos diários, em 1963, menos de dois meses antes
de morrer. Nascido num momento crucial da História da França, aquele em que a
burguesia revolucionária colhia os frutos de seu triunfo sobre o monarquia dos
reis Capeto, o pintor viveu a maior parte da vida jovem e adulta num mundo que
voltava aos poucos à antiga ordem natural das coisas. Assistiu à ascensão e
queda de Napoleão Bonaparte, a restauração da dinastia dos Bourbon e,
finalmente, a entronização do rei Luís Felipe, em 1830. Seu quadro mais
conhecido A Liberdade Guiando o Povo, muitas vezes tomado como um símbolo das
lutas populares e republicanas foi feito por inspiração do movimento que levou
Luís Felipe ao trono da França.
Para seu conhecimento:
A
palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar
a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma
atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer
tempo da história.
Romantismo designa uma tendência
geral da vida e da arte; portanto, nomeia um sistema, um estilo delimitado no
tempo.
Fonte: