IDADE CONTEMPORÂNEA
05. REALISMO
Entre
1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova
tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente
industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a
utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a
natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações
artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.
São características gerais:
São características gerais:
* o cientificismo
* a valorização do objeto
* o sóbrio e o minucioso
* a expressão da realidade e dos
aspectos descritivos
ARQUITETURA
Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.
Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".
ESCULTURA
Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
Obras destacadas: Balzac, Os
Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.
PINTURA
Características da pintura:
* Representação da realidade com
a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno
da natureza, ou seja, o pintor
buscava representar o mundo de maneira documental;
* Ao artista não cabe
"melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade
tal qual ela é;
* Revelação dos aspectos mais
característicos e expressivos da realidade.
Temas da pintura:
* Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injustas; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos.
* Pintura social denunciando as
injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a
opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo,
em resumo - tornaram-se assunto freqüente da pintura realista. Os artistas
incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam,
elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os
idealizados heróis da pintura romântica.
Principais pintores:
Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.
Obra destacada: Moças Peneirando o Trigo.
Jean-François
Millet, sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual
o principal elemento é a ligação atávica do homem com a terra. Foi educado num
meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na lavoura
desde muito cedo. Seus numerosos desenhos de paisagens influenciaram, mais
tarde, Pissarro e Van Gogh. É o caso, por exemplo, "Angelus".
Para seu conhecimento
Courbet dizia: "Sou democrata, republicano, socialista, realista, amigo da verdade e verdadeiro"
A
palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse
comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das
coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história.
O
termo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do
século XIX.
06. IMPRESSIONISMO
O
Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a
pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas
considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas
seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que
caracterizaram a pintura impressionista.
Principais características da
pintura:
* A pintura deve registrar as tonalidades que
os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as
cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz
do sol.
* As figuras não devem ter contornos nítidos,
pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas,
tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os
pintores costumavam representá-las no passado.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser
obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo
a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o
claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas
pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e
dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar
a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa,
portanto, de ser técnica para se óptica.
A
primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa
exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a
crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos
princípios acadêmicos da pintura.
Principais
artistas:
Claude
Monet - incessante pesquisador da luz e seus efeitos pintou vários motivos em
diversas horas do dia, a fim de estudar as mutações coloridas do ambiente com
sua luminosidade.
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim
e a Catedral de Rouen em
Pleno Sol.
Auguste
Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou
mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros
manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim
do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e
sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do
cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.
Obras Destacadas: Baile do Moulin
de la Galette
e La Grenouillière.
Edgar
Degas - sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que
valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do
Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre.
Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande
preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do
movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de
bailados.
Obra Destacada: O Ensaio.
Seurat
- Mestre no pontilhismo. Obra Destacada: Tarde de Domingo na Ilha Grande Jatte.
No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti, ele já não se
preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os
efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas.
Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A
influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o
maior representante dessa tendência na pintura brasileira.
Obra destacadas são: Trigal e
Maternidade.
Para seu conhecimento
- O quadro Mulheres no Jardim, de
Monet, foi pintado totalmente ao ar livre e sempre com a luz do sol. São cenas
do jardim da casa do artista.
- O movimento impressionista foi
idealizado nas reuniões com seus principais pintores e elas aconteciam no
estúdio fotográfico de Nadar, na Rue de Capucines, Paris.
Fonte:
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