01.
Blues
É uma forma
musical vocal e/ou que se fundamenta no uso instrumental que se fundamenta no
uso de notas tocadas ou cantadas numa freqüência baixa, com fins expressivos,
evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva.
Surgiu a partir
dos cantos de fé religiosa chamada spirituals e de outras maneiras como:
cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos
libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas
vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de
escapar dela.
O blues tem
exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e
influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o rock and roll
e música country é influenciada também na música pop e na música clássica
moderna.
02.
Rock
O Rock and roll
surgiu nos Estados Unidos da América no final dos anos 1940 e início da década
de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo, durante e após a
década de 1960. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que
emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e
início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and
blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o
jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples
estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançante e pegajosa”
No final da década de 1960 e início dos anos setenta o rock desenvolveu
diferentes subgêneros o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. O som do rock
muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte
backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria,
do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de
1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a
gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua
"forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente
contratempo e uma melodia cativante”. A maioria dos grupos de rock são
constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista,
formando um quarteto, alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou
utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando
um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas
e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam saxofonistas ou
trompetistas e até instrumentos como violinos com cordas ou cellos.
03.
Hip hop
O hip hop é um
movimento cultural iniciado no final da década de 1960, nos Estados Unidos como
forma de reação, aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes
menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um
movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras
questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas
pelos muros das cidades. O hip hop como movimento cultural é composto por
quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do
mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a
instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite. No
Brasil, o movimento hip hop foi adotado onde surgiu com força nos anos 1980,
dos tradicionais encontros na rua 25 de Maio e no metrô São Bento, de onde
saíram muitos artistas reconhecidos, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de
cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e
Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a
miséria e a exclusão. O hip hop emergiu no final da década de 1960 nos
subúrbios negros e latinos de Nova Iorque, estes subúrbios, verdadeiros guetos,
enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência,
racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre
outros. os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente
entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta
na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema
opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das
gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras
impostas por elas, devendo segui-las rigidamente.
04.
Soul
Soul (do
inglês. "alma") é um gênero musical dos Estados Unidos da América que
nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e
início da de 1960 entre os negros. Durante a mesma época, o termo soul já era
usado nos EUA como um adjetivo usado em referência ao afro-americano, como em
"soul food" ("comida de negro"). Esse uso apareceu
justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a
revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e
anti-racial. Por conseqüência, a "música soul" nada mais era que uma
referência a música dos negros, independente de gênero. Durante a década de
1960, surgiu até o programa de televisão estadunidense Soul Train, que
apresentava os sucessos das canções dos negros daquele país, independente do
gênero do sucesso musical. Ainda no rhythm and blues, a popular dupla Sam and
Dave escreveram um sucesso que ressurgiu mais tarde no filme Blues Brothers, no
qual interpretam a canção "Soul Man". Sua letra cita "(...) eu
sou um homem negro (...)”. [A apresentação da música soul é muito emotiva; a
melodia é bem ornamentada e com improvisações, rodopios corporal do cantor e
efeitos sonoros dos instrumentos. Os ritmos pegam facilmente, acentuados com o
bater de palmas e os movimentos plásticos da coreografia são detalhes
importantes.
05.
Punk
O
Punk foi uma forma de rock rebelde que começou nos anos 1970s, e era
barulhento, agressivo e às vezes muito simples. O Punk começou como uma reação
contra as músicas populares do período, especialmente o disco e arena rock.
Bandas americanas no campo incluíam a mais famosa, Ramones e o Talking Heads,
os últimos tocando um estilo mais vanguardista que foi estritamente associado
com o punk antes de evoluir para o New Wave do cenário principal. Outros
grandes atores incluíam o Blondie, Patti Smith e a Television. Nos anos 1980s
alguns fãs de punk e bandas tornaram-se desiludidos com a popularidade
crescente do estilo, resultando em um estilo ainda mais agressivo chamado
hardcore punk. O hardcore foi uma forma de punk raro, consistindo de um músicas
curtas, rápidas, e intensas que falavam com a juventude descontente, com tantas
bandas influentes como os Bad Brains, e os Dead Kennedys. O hardcore começou em
metrópoles como Washington, D.C., ainda que as maiores cidades americanas
tivessem seus próprios cenários musicais nos anos 1980s. O hardcore, o punk, e
o garage rock foram as raízes do alternative rock, um grupo diverso de
subgêneros do rock que foram explicitamente opostos a música do cenário
principal, e aquele surgiu dos estilos punk e post-punk. Nos Estados Unidos,
muitas cidades desenvolveram cenas de rock alternativo, incluindo Mineápolis e
Seattle. A cena local de Seattle produziu o grunge, um estilo dark e inspirado
pelo hardcore, rock psicodélico, e o rock alternativo. Com a adição de um elemento
mais melódico ao som de bandas como Nirvana e Pearl Jam, o grunge ficou muito
popular através dos Estados Unidos in 1991.
06.
Jazz
O jazz é uma
manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos da América, tal
manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região
estadunidense de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo na cultura popular
e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de
desenvolvimento mais importantes. O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias
tradições musicais, em particular a afro-americana, esta nova forma de se fazer
música incorporava blues notes chamada e resposta, forma sincopada,
polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos
musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de
dança: metais, palhetas e baterias, no entanto, o Jazz, em suas várias formas,
aceita praticamente todo tipo de instrumento.
07.
Rhythm and blues
Rhythm and blues ou R&B foi um
termo comercial introduzido nos Estados Unidos no final de 1940 pela revista
Billboard. Teve uma série de mudanças no seu significado. Começando na década
de 1960, após este estilo de música contribuir para o desenvolvimento do rock
and roll, a expressão R&B passou a ser utilizada - especialmente por grupos
brancos - para se referir a estilos musicais que se desenvolveram a partir do
blues e do associado eletric blues, bem como o gospel e a soul music. Desde a
década de 1990, o termo R&B contemporâneo é utilizado principalmente para
se referir a um subgênero com influencias de soul e funk na música pop. Em suas
primeiras manifestações, o chamado rhythm and blues era uma versão negra de um
predecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz, particularmente
pelo chamado jump blues (Blues em andamento acima, mais precisamente o boogie
woogie, influenciado por big bands, especificamente o swing) assim como pelo
gospel. Por sua vez, também influenciou o jazz, dando origem ao chamado hard
bop (produto da influência do rhythm and blues, do blues e do gospel sobre o
bebop) e posteriormente ao Jazz Fusion e Smooth Jazz. Os músicos davam pouca
atenção às distinções feitas entre o jazz e o rhythm and blues, e geralmente
gravavam nos dois gêneros. Várias bandas (como as que acompanhavam os músicos
Jay McShann, Tiny Bradshaw, e Johnny Otis) também gravavam rhythm and blues.
Mesmo um ícone de arranjos bebop como Tadd Dameron também produziu arranjos
R&B para Bull Moose Jackson, e trabalhou dois anos como pianista de Bull
Moose após se estabelecer como músico de bebop. Um dos nomes que se destacou
neste gênero foi Muddy Waters.
Não foi só no cabaré pop dos EUA, mas
também no do Reino Unido durante os anos 60, que o R&B atingiu seu auge de
popularidade. Sem sofrer o mesmo tipo de distinção racial que limitava sua
aceitação nos EUA, os grupos musicais britânicos rapidamente adotaram este
estilo de música, e grupos como os Rolling Stones e The Animals levaram o
rhythm'n'blues a grandes platéias.
O
termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul e Motown, porém
ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana
abrangendo o pop, fortemente influenciado pelo hip hop, pelo funk, e pelo soul.
Neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.
08.
Música country
Suas raízes são
encontradas na música folclórica tradicional, na música celta, no Jazz, na
Música gospel, e na música popular do Século XX que se desenvolveu rapidamente
nos anos de 1920. O termo, Country music começou a ser usado nos anos da década
de 1940, nos EUA, quando o termo original e precedente, música hillbilly (em
Português, "música caipira"), foi considerado degradante, e o novo
termo foi abraçado amplamente nos anos de 1970, enquanto o termo Country and
Western (em Português, "Sertaneja e do Oeste") caiu de uso deste
então, com exceção do Reino Unido, aonde o termo ainda é freqüentemente usado.
Também os
imigrantes franceses e italianos contribuíram na sua formação, mas suas
principais raízes são compostas pelas velhas canções inglesas. Por se tratar de
um gênero representado pelos homens do campo é muito associado a vestes e
instrumentos rústicos como o Banjo, Bandolim, Rabeca, Violão, Washboard, etc.
As primeiras gravações datam de meados de 1922, quando a gravadora Victor
lançou no mercado norte americano o som de Uncle Eck Robertson e Henry
Gilliard. Nos EUA, Jimmie Rodgers é conhecido como o Pai da Música Country, que
durante sua pequena carreira influenciou grandes nomes como Hank Williams e
lendas da Música Country Willie Nelson, ZZ Top e John Denver. Porém, o grande
nome da Música Country foi Hank Williams, autor do clássico Jambalaya que é
executado em todos os países do mundo como a música que mais representa esse
estilo. Hank Williams teve uma carreira meteórica, morrendo aos 30 anos de
idade em decorrência de coma alcoólico. Suas músicas até hoje são regravadas e
executadas em todo mundo. No sexo feminino, o grande nome é o da canadense
Shania Twain que apenas com um disco, vendeu aproximadamente 40 milhões de
cópias, e é considerada pela crítica especializada como a rainha do country
music, superando muitas vezes a afinadíssima Dolly Parton. Outros grandes nomes da Música Country são: Fiddlin'
John Carson, Jason Aldean, Desert Rose Band, Tom Morello, Stevie Ray Vaughan,
Alabama (banda), The Rolling Stones, Kid Rock, Eddie Rabbitt, Chris Young,
Elvis Presley, Jimmy Buffett, Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers Band, Mike Ness,
Creedence Clearwater Revival, Zakk Wylde, Joe Ely, George Harrison, Steve
Miller Band, Kenny Rogers, Waylon Jennings, Johnny Cash, Bill Monroe, Patsy
Cline, George Jones, Loretta Lynn, Emmylou Harris, Dolly Parton, Roy Clark, Don
Williams, Merle Haggard, Doc Watson, Bob Dylan e mais recentemente Shania
Twain, Reba McEntire, Kenny Chesney, Brad Paisley, Martina McBride, Toby Keith,
Carrie Underwood, Alan Jackson, Tim McGraw, The Wreckers, Clint Black, George
Strait, Faith Hill, Kathy Mattea, Suzy Bogguss, Brooks & Dunn, Billy Ray
Cyrus, Keith Urban , Garth Brooks, Blacksmith, Jennette McCurdy, Travis Tritt,
LeAnn Rimes e Miranda Lambert.
A
"capital" estadunidense da música country é Nashville, Tennessee,
pois é lá onde se encontrava a sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se
realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.
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