8 de novembro de 2011

TEATRO DE SOMBRAS OCIDENTAL


         Na Europa é incerto o período em que o teatro de sombras foi inserido. Ele é trabalhado mais como espetáculo do que um ritual propriamente dito, como acontece no Oriente. Dois grupos teatrais trabalham com o teatro de sombras sob um olhar contemporâneo: Le Phospènes (França) dirigido por Jean Pierre Lescot e Teatro Gioco Vita (Itália) dirigido por Fabrizio Montecchi. Jean Pierre Lescot trabalha com a linguagem de sombra no teatro contemporâneo, descobriu este gênero teatral através de um espetáculo balinês, em 1968 na cidade de Paris. Montou com a Cia. um espetáculo que trabalha a mobilidade das silhuetas e joga com a cumplicidade da luz e transparência de tecidos destacando a característica expressionista da imagem. Ele explora a imaterialidade e a magia que a sombra remete, aproximando a linguagem a uma expressão relacionada a sonhos. De acordo com o diretor teatral a sombra pode assumir várias características quando ela se distancia ou se aproxima da tela, conseguindo vibrar, ondular, desaparecer, ser opaca, translúcida, se deformar, ou ao contrario tornar-se nítida e contrastante; e um espetáculo de sombras poderá promover um momento em que sentiremos emoções reais se deixarmos de lado as nossas idéias pré-definidas diante das coisas. Aqueles que assistem espetáculos de sombras darão significados e importâncias subjetivas às coisas e perceberão que o ato de descobrir/redescobrir nunca será inocente.
         O teatro Gioco Vita é um grupo teatral de animação que iniciou suas produções com bonecos de vara, luvas e marionetes porém a partir de 1976 depois de um encontro com o teatro de sombras de Jean-Pierre Lescot, num festival de Charleville-Mezières , passou a se dedicar exclusivamente as pesquisas referentes a linguagem das sombras. Em seus espetáculos o grupo faz a luz variar sempre, seja em relação ao espaço, seja em relação às qualidades técnicas dos focos de luminosos. As telas ou telões de luz de projeção passaram a ser também móveis e com dimensões sempre surpreendentes. Atenção especial foi dada a relação corpo do ator-manipulador, o boneco/ objetos e as suas respectivas sombras.
         As grandes companhias teatrais contemporâneas estudam o teatro de sombras do Oriente com objetivo de descobrir o significado que seu próprio trabalho esconde. O Ocidente possui uma imensa distancia cultural que o separa do Oriente. Por isso é importante buscar no nosso patrimônio cultural a nossa razão de existência para dar sentido ao teatro de sombras Ocidental do presente. No continente americano não se sabe com certeza o período de sua origem, mas atualmente vários grupos do gênero estão em atividade espalhados por todo o território. E no Brasil, ele é uma arte muito nova, ainda pouco conhecido se comparado com a popularidade de outras variedades da linguagem do teatro de animação. Porém é cada vez mais utilizado por diversos grupos teatrais como recurso para enriquecimento de seus trabalhos. Núcleos teatrais são referências com seus trabalhos da linguagem das sombras como: Cia Luzes e Lendas de São Paulo, Marcello Santos da Cia. Karagöz K, Curitiba, Teatro Lumbra do Rio Grande do Sul, Cia Teatral Caldeirão.

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